Antestor

Antestor
Deus não olha a aparência e sim o coração!!!

Black metal cristão

Muitas pessoas criticam muito esse estilo ... mais certo ou errado?



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Banda do Dia : Antestor

 Antestor é uma das bandas mais paradoxais que eu conheço! Formada em 1990 com o nome de “Crush Evil" por Lars Stokstad, Kjetil Molnes, Øyvind Hope e Erling Jørgensen, foi à primeira banda cristã de metal extremo da Noruega. Por isso digo que a banda é paradoxal, porque ele carrega todos os elementos do metal extremo em suas canções, performances e maneira de se vestirem, sempre com uma postura sombria, até chegando a usar corpse paint, mas o que dá o contraste tão peculiar é o fato de ser uma banda assumidamente cristã e expressarem isso em suas letras.

Isso gerou e ainda gera muita indignação no meio do metal extremo, tanto por parte dos ouvintes, quanto das outras bandas, indignação e repúdio tal, que rendeu várias ameaças aos membros do Antestor ao longo dos anos, sendo maiores e númerosas no ínicio. Com o tempo as ameças foram cessando e a ideia de uma banda cristã foi sendo mais aceita, mas muito gente ainda não aceita isso, principalmente os mais tr00s, e cristãos mais conservadores. Sei que muita gente vai torcer o nariz por ver ler “cristã” e "Black Metal" no mesmo texto, mas por mais antagônico que possa ser uma banda cristã tocar Black/Death/Doom Metal, musicalmente falando, os caras não deixam nada a desejar, possuindo uma sonoridade que vai agradar até os fãs mais tr00s, mas pra isso acontecer o ouvindo deve ter a mente aberta e despir-se de preconceitos.

O Antestor gerou muita polemica desde a sua criação, na época e durante o tempo que esteve ativa seus membros receberam várias ameaças de morte por parte de outras bandas de Black Metal que consideravam o fato de existir uma banda de metal extremo, que fosse declaradamente cristã um insulto e até uma afronta.  Chegando ao ponto de Euronimous, membro fundador da banda de Black Metal Mayhem declarar que tinha um plano para matar os integrantes do Antestor, mas no final das contas a banda saiu ilesa. E ironicamente algum tempo depois o baterista do Mayhem, Hellhammer, assumiu a bateria em dois dos álbuns do Antestor, "Det Tapte Liv" e "The Forsaken", e quando foi questionado por um site russo sobre o fato ele deu a seguinte declaração:

"Para ser honesto, isso (tocar para o Antestor) foi um grande "merda" para todos eles (colegas do Mayhem e gravadora). Vou repetir mais uma vez que eu decido o que eu faço e não só toco em bandas de Black Metal."

A banda teve várias formações ao longo dos anos, e por conta dessa troca constante de integrantes sofreu variações na sua sonoridade, passando de Doom Metal com influências de Death/Thrash para Symphonic Black Metal no Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário